Uma igreja solitária olhando para o mar. Essa imagem incorpora o registro de significados comunitários, ancestrais de que igreja é o lugar para onde a pessoas vão para fazer orações.
Mas um prédio pode ter o formato dessa tradição e ter significados diferentes. Interveio o pensamento. No sentido do vocábulo, as pessoas saem de suas casas para se reunirem e discutirem os problemas da cidade ou de sua comunidade mais especificamente.
O que não implica em uma construção coberta e decorada, embora o significado construído ao longo do tempo adquira o sentido de uma assembleia com fins devocionais.
As portas estavam fechadas, mas as janelas não, apenas deixavam que a tênue luz de um início de manhã nublada se estirasse para dentro. Não se sabia quem pastoreava o invisível que acometia o cenário vazio no interior da igreja. Ela estava sem fiéis na solidão da praia. Você já pensou em uma igreja sem fiéis?
A verdade, porém, é que uma igreja solitária, olhando para o mar estava ali. E fiéis propensos a se transformarem em seu corpo comunitário efetivo, vislumbravam um ponto no infinito, uma estrela no céu talvez, ou mesmo a possibilidade de um guia espiritual, e assim, a beleza de poderem participar, até de enxergar o poder que se dá a quem comanda a congregação. Em nome de Jesus quase tudo é feito.
Nesse ponto de nossa conversa um sinal se apresenta fatalizando o destino em que permite que os fiéis se libertem: nas bordas da vida duas visões se apresentam, um olhar para fora e ver a profundidade do abismo, e um olhar para dentro e ver o sol no seu núcleo, a sabedoria desperta para ver o todo em cada questão e desde então a liberdade de agir, de decidir é conquistada.
Uma igreja solitária olhando para o mar traz a memória de tantos discursos: família, comunidade, oração, princípios, certo e errado, Deus e o diabo, o homem, a mulher, livros sagrados. E dentro de cada palavra tantos outros e múltiplos discursos cujos significados são bênçãos ou maldições, podem salvar vidas ou fazer milagres. Uma igreja, apenas uma igreja, uma morada ou um santuário é o que o liberto carrega.